Ministro Iris Fernando


sábado, 17 de outubro de 2009

AS CIDADES DE REFÚGIO


(Números 35:13-15) - E das cidades que derdes haverá seis cidades de REFÚGIO para vós. Três destas cidades dareis além do Jordão, e três destas cidades dareis na terra de Canaã; cidades de REFÚGIO serão. Serão por REFÚGIO estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que matar a alguém por engano.



DEUS FALA ATRAVÉS DE MOISÉS SOBRE AS CIDADES DE REFÚGIO.

Era costume no Oriente antigo, o parente mais próximo, homem, vingar a morte do parente, matando o assassino, sem considerar as circunstancias. A lei de Deus levava em conta as circunstancias, por isso Deus mandou criar as CIDADES DE REFÚGIO, quando entrassem na Terra Prometida. Ali poderia se refugiar quem cometeu o crime sem querer.

Quando Josué completou a conquista da Terra, estabeleceu estas seis cidades, três de cada lado do Jordão.

O homem que cometesse uma morte por acidente deveria fugir para cidade mais próxima e ficar lá até ser julgado. Depois deveria ser mandado de volta para a cidade de refúgio até a morte do Sumo Sacerdote.

SOMENTE A MORTE DO SUMO SACERDOTE PODERIA LIVRAR O CRIMINOSO E ELE PODERIA VOLTAR PARA CASA.

(Números 35:24-25) - Então a congregação julgará entre aquele que feriu e o vingador do sangue, segundo estas leis. E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo.

- A morte do Sumo Sacerdote é uma figura da morte de Cristo na cruz, liberando o pecador de sua culpa para voltar para a pátria celestial, sua morada eterna.

O CRIMINOSO NÃO DEVERIA SAIR DA CIDADE JAMAIS.

(Números 35:26-27) - Porém, se de alguma maneira o homicida sair dos limites da cidade de refúgio, onde se tinha acolhido, E o vingador do sangue o achar fora dos limites da cidade de seu refúgio, e o matar, não será culpado do sangue.

- Se deixasse a proteção da cidade de refúgio (figura da Igreja e do próprio Cristo), o pecador estava sujeito a ser encontrado pelo vingador, que tinha todo o direito de lhe matar, sem ser considerado culpado de nada.

JOSUÉ ESCOLHE AS SEIS CIDADES
Estas seis cidades representam Cristo suprindo as necessidades mais urgentes do pecador. Uma ação que não pode esperar para o julgamento, mas deve ser aplicada agora.

(Josué 20:1-2) - FALOU mais o SENHOR a Josué, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Apartai para vós as cidades de refúgio, de que vos falei pelo ministério de Moisés.

Como não somos assassinos ou criminosos, nossas necessidades são espirituais, por isso hoje, as cidades de refúgio representam O SOCORRO BEM PRESENTE do Senhor Jesus em nossas vidas.

NOME DAS CIDADES
(Josué 20:7-8) - Então designaram a Quedes na Galiléia, na montanha de Naftali, e a Siquém, na montanha de Efraim, e a Quiriate-Arba (esta é Hebrom), na montanha de Judá. E, além do Jordão, na direção de Jericó para o oriente, designaram a Bezer, no deserto, na campina da tribo de Rúben, e a Ramote, em Gileade da tribo de Gade, e a Golã, em Basã da tribo de Manassés.



01. QUEDES (OU CADES) – Lugar Santo – Refúgio para o impuro. - (Zacarias 13:9) - E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus.

02. SIQUÉM – Ombro – Refúgio para o cansado - (Mateus 11:28) - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

03. HEBROM – Comunhão – Refúgio para o que está longe e volta - (1 Coríntios 1:9) - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a COMUNHÃO de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

04. BEZER – Fortaleza – Refúgio para o Fraco - (2 Timóteo 2:1) - TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.

05. RAMOTE – Exaltado – Refúgio para o humilhado. - (Lucas 14:11) - Porquanto qualquer que a si mesmo se EXALTAR será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Tiago 4:10) - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos EXALTARÁ.

06. GOLAM – Separado – Refúgio para o tentado – Que está sendo envolvido pelo mundo. - (João 17:14) - Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque NÃO SÃO DO MUNDO, assim como eu não sou do mundo.

O PROPÓSITO GLOBAL DE CRISTO:

Santidade – Descanso – Comunhão – Segurança – Exaltação – Separação.

(Salmos 46:1) - DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Ministro Iris Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA
DEUS ME DISSE: FILHO QUAL SERÁ SUA ESPOSA? EU DISSE ELA SENHOR!!! DEUS ME DISSE: FILHO AQUI ESTÁ UM PEDRA PRECIOSA CUIDE DELA COM A SUA VIDA!!!! EU DISSE OBRIGADO JESUS.

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA
VIAGEM PARA FOZ DO IGUAÇU UMA PARADINHA NO CASTELINHO

Iris Fernando Kelly e Julia Acsa

Iris Fernando Kelly e Julia Acsa
Familia Oliveira

Posse na Igreja Assembleia de Deus Vila Caroline

Posse na Igreja Assembleia de Deus Vila Caroline
Eu e minha esposa recebendo oração do pastor presidente tomando posse da nossa 1º congregação onde somos os dirigentes, obrigado Senhor Jesus pela sua bondade para com nossas vidas.

Pregando em nossa congregação Vila Caroline

Pregando em nossa congregação Vila Caroline
Igreja que o Senhor nos confiou nossa primeira igreja Deus tem nos abençoado e estamos aprendendo muito a cada dia. Deus é Fiel.