Ministro Iris Fernando


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sua ajuda faz a Diferença

“Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.” (Lucas 5:18 ARA)

A primeira coisa que chama a atenção neste episódio é justamente o fato de que este paralítico era paralítico. Se de nascimento ou não, neste momento não importa. O fato é que estava num leito e tudo indica que não tinha condições de levantar-se. Habitualmente os escritores bíblicos destacam quando é uma criança ou um menino, portanto é razoável imaginar, ainda que não seja explícito, que era adulto. Mas, o que não é suposição é que este paralítico tinha amigos.
Viver sozinho não é bom para o ser humano. Se este paralítico não tivesse amigos teria morrido no leito sem experimentar a cura que Jesus tinha para ele. Se eram seus familiares ou não, eram pessoas que se importavam com ele a ponto de carregá-lo. Era pelo fato de ter quem se importasse com ele que foi levado a Jesus, e ao ler o texto percebemos claramente, com muito esforço. O verbo “procuravam” que aparece no texto indica um ato contínuo e traz o conceito de esforço. Ou seja, seus amigos se esforçavam continuamente para estar diante de Jesus.
Ser ajudado não é humilhante, é abençoador. Ajudar é muito mais bênção, pois como Jesus mesmo disse “melhor coisa é dar do que receber” e isso se aplica à ajuda. Mas ser ajudado pode fazer toda diferença, muitas vezes entre salvação e perdição, vida e morte.
Não há dúvida que ao vivermos em comunidade dentro das igrejas, temos muito leito para carregar. São enfermos do corpo, da alma, das emoções, dos relacionamentos, das finanças e assim por diante. Tembém pode ser que precisemos ser carregados em alguma situação. O importante é estarmos prontos e dispostos a nos importar com as pessoas ao ponto de carregá-las.
Eu ouso dizer que não precisa esperar ficar paralítico para aprender a lição. Ser ajudado é consequência de ter quem se importe. Para chegar a isso, nós teremos de nos importar com os outros primeiros. Semeadura…
“Senhor, ensina-me a me importar com as pessoas a ponto de carrega-las. Ajuda-me para que eu não precise ser carregado, mas se precisar, ter a humildade de receber ajuda.”
Mário Fernandez

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fontes de vida

“Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar.” (Ezequiel 47:1 ARA)

Deus é a fonte de toda vida, em todas as suas formas e expressões, a qualquer tempo e em qualquer intensidade. Falou em vida, a fonte é o Deus Eterno Todo-Poderoso, Aquele que vive para sempre. Entre muitos outros, este texto nos mostra isso.
Templo é uma figura para habitação de Deus, tanto no Antigo Testamento como no Novo. No Antigo a figura era um prédio e no Novo é o nosso corpo físico. Rio é fluir de águas, que em toda Bíblia é figura para vida e para o Espírito de Deus (que por vezes também é figurado por fogo). Aliás, fogo e água são muito relacionados em outros sentidos e aplicações. Neste texto, o rio que proporciona vida até o Mar Morto vem de debaixo do limiar do templo.
Isso nos leva a pensar que a vida de Deus flui da Sua presença. Se no Novo Testamento o templo de Deus é nosso corpo, como diz 1 Coríntios 6, o que devemos deduzir? Deverão acaso fluir rios de água de vida de debaixo de nós. SIIIIIIIIIM!!
Ao termos conosco o Espírito Santo, somos o templo de onde flui vida para um mundo perdido, sem vida, condenado a morrer. Somos nós que estamos aqui como baldes de água num deserto, cumprindo papel de semente de Deus neste mundo árido e sem vida. Temos de assumir nosso papel de anunciadores do Reino de Deus, especialmente no sentido de deixar fluir o rio de Deus na sociedade, na família, nas empresas, nas escolas, nos condomínios, nos bairros, nas estradas, nos shoppings, no comércio de rua, nas favelas e nas mansões, nos carrões e nos ônibus. Nossas atitudes, nossas palavras e nossas vidas são a bica por onde este rio deverá fluir.
Se falamos de vida, semeamos vida. Se perdemos tempo falando deste mundo, enterramos o rio. Se vivemos em retidão e santidade, anunciamos o rio. Se profetizamos, anunciamos cura, impomos a mãos, oramos, expulsamos demônios – não estamos fazendo nada mais do que aquilo que deveríamos fazer, afinal estes sinais seguem aos que creem. E nós? Vamos crer e fluir com o rio ou apenas ficar lendo e escrevendo?
“Senhor, ensina-me a ser fonte de água de vida.”
Mário Fernandez

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gratidão! vc é grato?


Gratidão
'Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.' Salmos 100:4

Na quinta feira, dia nove, entre uma reunião e outra, o empresário aproveitou para ir fazer um lanche rápido em uma pizzaria na esquina das ruas Yafo e Mêlech George no centro de Jerusalém..
O estabelecimento estava superlotado. Logo ao entrar na pizzaria, Moshê percebeu que teria que esperar muito tempo numa enorme fila, se realmente desejasse comer alguma coisa - mas ele não dispunha de tanto tempo.
Indeciso e impaciente, pôs-se a ziguezaguear por perto do balcão de pedidos, esperando que alguma solução caísse do céu.
Percebendo a angústia do estrangeiro, um israelense perguntou-lhe se ele aceitaria entrar na fila na sua frente. Mais do que agradecido, Moshê aceitou. Fez seu pedido, comeu rapidamente e saiu em direção à sua próxima reunião.
Menos de dois minutos após ter saído, ele ouviu um estrondo aterrorizador. Assustado, perguntou a um rapaz que vinha pelo mesmo caminho que ele acabara de percorrer o que acontecera. O jovem disse que um homem-bomba acabara de detonar uma bomba na pizzaria Sbarro`s... Moshê ficou branco. Por apenas dois minutos ele escapara do atentado. Imediatamente lembrou do homem israelense que lhe oferecera o lugar na fila.
Certamente ele ainda estava na pizzaria.
Aquele sujeito salvara a sua vida e agora poderia estar morto.
Atemorizado, correu para o local do atentado para verificar se aquele homem necessitava de ajuda. Mas encontrou uma situação caótica no local.
A Jihad Islâmica enchera a bomba do suicida com milhares de pregos para aumentar seu poder destrutivo. Além do terrorista, de vinte e três anos, outras dezoito pessoas morreram, sendo seis crianças. Cerca de outras noventa pessoas ficaram feridas, algumas em condições críticas.
As cadeiras do restaurante estavam espalhadas pela calçada..
Pessoas gritavam e acotovelavam-se na rua, algumas em pânico, outras tentando ajudar de alguma forma.
Entre feridos e mortos estendidos pelo chão, vítimas ensangüentadas eram socorridas por policiais e voluntários.
Uma mulher com um bebê coberto de sangue implorava por ajuda.
Um dispositivo adicional já estava sendo desmontado pelo exército. Moshê procurou seu ' salvador ' entre as sirenes sem fim, mas não conseguiu encontrá-lo. Ele decidiu que tentaria de todas as formas saber o que acontecera com o israelense que lhe salvara a vida. Moshê estava vivo por causa dele.
Precisava saber o que acontecera, se ele precisava de alguma ajuda e, acima de tudo, agradecer-lhe por sua vida. O senso de gratidão fez com que esquecesse da importante reunião que o aguardava. Ele começou a percorrer os hospitais da região, para onde tinham sido levados os feridos no atentado.
Finalmente encontrou o israelense num leito de um dos hospitais.. Ele estava ferido, mas não corria risco de vida.
Moshê conversou com o filho daquele homem, que já estava acompanhando seu pai, e contou tudo o que acontecera. Disse que faria tudo que fosse preciso por ele. Que estava extremamente grato àquele homem e que lhe devia sua vida. Depois de alguns momentos, Moshê se despediu do rapaz e deixou seu cartão com ele. Caso seu pai necessitasse de qualquer tipo de ajuda, o jovem não deveria hesitar em comunicá-lo.
 Quase um mês depois, Moshê recebeu um telefonema em seu escritório em Nova Iorque daquele rapaz, contando que seu pai precisava de uma operação de emergência.
Segundo especialistas, o melhor hospital para fazer aquela delicada cirurgia fica em Boston , Massachussets.
Moshê não hesitou. Arrumou tudo para que a cirurgia fosse realizada dentro de poucos dias. Além disso, fez questão de ir pessoalmente receber e acompanhar seu amigo em Boston , que fica a uma hora de avião de Nova Iorque.
Talvez outra pessoa não tivesse feito tantos esforços apenas pelo senso de gratidão. Outra pessoa poderia ter dito 'Afinal, ele não teve intenção de salvar a minha vida: apenas me ofereceu um lugar na fila '
Mas não Moshê. Ele se sentia profundamente grato, mesmo um mês após o atentado. E ele sabia como retribuir um favor.
Naquela manhã de terça-feira, Moshê foi pessoalmente acompanhar seu amigo - e deixou de ir trabalhar. Sendo assim, pouco antes das nove horas da manhã, naquele dia onze de setembro de 2001. Moshê não estava no seu escritório no 101.º andar do World Trade Center Twin Towers .
(Relatado em palestra do Rabino Issocher Frand)
'Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.' Salmos 100:4

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Fundo da Piscina


um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e  
de molhar  
somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguem  
intrigado com aquele 
comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito.

  
O nadador sorriu respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação.
Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina
para nadar um pouco.
 
Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro
do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na
parede da frente.
Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica
cruz.
Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem.
Nesse momento pensei
na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um
cristão,
mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz
para nos
salvar pelo seu precioso sangue.  
Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a
mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte
de Jesus.
Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos.
Finalmente desci do
trampolim e fui até a escada para mergulhar na água.
Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do
fundo da
piscina. 
Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido.
Tremi todo, e senti um calafrio na espinha.
Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite
a imagem
da cruz na parede salvou a minha vida.
Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, 
confessei os meus pecados e me
entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que
Jesus morreu para me salvar.  
Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, 
sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes. 
Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta  
querermos apressar, ou retardar as coisas, pois,  
tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo 
Dele e não o nosso...
DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS

Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram
e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso?
É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local,
comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

 



"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados,
CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança
   Mt 22:14 - Porque muitos são chamados. Mas poucos os escolhidos. 
 
Confie... 

As coisas acontecem na hora certa. 
Exatamente quando devem acontecer! 
Momentos felizes, louve a Deus. 
Momentos difíceis, busque a Deus. 
Momentos silenciosos, adore a Deus. 
Momentos dolorosos, confie em Deus. 
Cada momento, agradeça a Deus.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

21º CONGRESSO DA UNIÃO DA MOCIDADE DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM JAGUARIAÍVA (UMADJ).

21º CONGRESSO DA UNIÃO DA MOCIDADE DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS EM JAGUARIAÍVA (UMADJ).
 Tema: Todavia, eu me alegrarei no Senhor e exultarei o Deus da minha salvação.
Estaremos pregando no dia 3 de Dezembro 2010 na abertura, sabado estará pregando o Pastor Eliel Gaby de Curitiba. Em breve colocaremos o cartaz do evento.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Seis verdades que não podemos esquecer



SEIS VERDADES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER
(Pv. 18.24)

por Josué Gonçalves

I)              TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO. (Ec. 3.1-8; Sl. 40; 46.10)
1.      Tempo de plantar.
2.      Tempo de cultivar.
3.      Tempo de colher o que se planto.
4.      Salmo 37 diz: Confia, entrega e descança .
5.      Isso tem a ver com namoro, noivado, casamento e sexo.
6.      Quem anda de acordo com o relógio de Deus nunca se perde.

II)           UMA ESCOLHA ERRADA PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS IRREPARÁVEIS.
1.      Sua vida é resultado de suas escolhas. 
2.      Algumas escolhas erradas e suas conseqüências:
(1)   Jonas escolheu fugir. Foi a causa da tempestade.
(2)   Sansão escolher satisfazer os desejos desordenados da carne e acabou sendo escravo e palhaço dos seus inimigos.
(3)   Judas escolheu vender Jesus e acabou suicidando-se.
(4)   Filho Pródigo escolheu sair de casa no tempo erra e da forma errada e acobou indo parar no meio dos porcos.
3.      Uma escolha errada pode comprometer todo projéto de Deus para a nossa vida, compromete o cumprimento das promessas dde Deus em nossas vidas.
4.      "Há caminhos que parecem direito, mas o seu fim é morte". (Pv. 14.12)
5.      Deus que ser o Senhor das nossas escolhas também... Salmo 23 diz: "Guia-me..."
6.      Exemplo de escolha acertada: Moisés, escolheu sofrer com o povo de Deus. Abraão, escolheu obeder  Deus mesmo sem saber para onde ia. José abriu mão de um programa com a esposa do Patrão, escolheu honrar a Deus e o patrão. Eliezer escolheu bem, porque submeteu sua escolha à direção de Deus.

III)             MUITAS OPORTUNIDADES SÃO ÚNICAS NA VIDA.
1.      Quando se tem convicção da vontade de Deus, nas oportunidades que surgem, não se brinca com isso. 
2.      Exemplos de pessoas na Bíblia que souberam dar a importância necessária para as oportunidades surgidas.
3.      cégo de Jericó.
4.      Jacó, quando lutou com o anjo.
5.      Rebeca ao decidir por Isaque.
6.      A melhor definição de sucesso, é : TALENTO + PREPARO + OPORTUNIDADE = SUCESSO.
7.      Muitas pessoas não atigem o sucesso em muitas áreas da vida, porque não levam a sério as oportunidades que Deus dá.

IV)             A LEI DA SEMEADURA É INFALÍVEL.
1.      É impossível colher laranja quando se planta abacaxi; (Gl. 6.7,8).
2.      É impossível colher muito quando se planta pouco (2 Co. 9.6).
3.      Plantar é opcional, colher é obrigatório.

V)                 NÃO BASTA ESTAR NA IGREJA, É PRECISO SER IGREJA.
1.      Exemplos. As dez virgens (Mt. 25.1-13).
2.      Marcas da igreja:
3.      Comunhão, (1 Jo 1.7).
4.      Santificação, (1 Ts. 4.3,4; 1 Co. 6.11).
5.      Missão- Adorar e Servir (Ef. 4.12, 16).
6.      Vitória sobre o inferno (Mt 16.18).

VI)             DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ.
1.      Você foi criado para louvor e glória d'Ele.
2.      Ele investiu o que tinha de mais precioso em você.
3.      Você não merece, mas precisa. Ele é o Deus de toda a graça.
4.      Ap. 3.20 Estou, perto, Batendo....

---------------------------www.familiaegraca.com.br ------------------------

SUA VIDA PODE SER UMA FESTA

SUA VIDA PODE SER UMA FESTA


Texto: Jo. 2.1-11
Introdução: Casamento em Israel era uma celebração que durava dias, pois significava o enlace de duas famílias; no passado era a maneira pela qual a terra era mantida sob posse das tribos. Vinha gente de todo o lugar. Era uma festança.
I)            JESUS COMBINA COM FESTA
Eis a primeira dica: Ele disse que veio para que nossa vida fosse uma festa: Jo 7:38 - Quem crer em mim, como dia a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. E é uma festa maravilhosa porque não depende do que acontece do lado de fora, mas do lado de dentro da gente. A marca da vida cristã é essa alegria da salvação.
II)         AS VEZES O VINHO ACABA. (Jo. 2.3)
Segunda dica: A alegria pode ir embora por motivos diversos: pecado; sofrimento; decepção; etc. Não importa o motivo, a única forma de vê-la restaurada é procurar Jesus, só ele pode reverter o quadro. É preciso abrir-lhe o coração. Não importa se a culpa é ou não da gente. Ao invés de imitar Adão, que fugiu, temos de imitar Maria, que foi procurar Jesus.
III)       JESUS TEM SUAS PRÓPRIAS PRIORIDADES. (Jo. 2.4)
Terceira dica: Ao procurar Jesus, a gente tem de entender que Ele tem suas próprias ênfases. Lembro de uma ilustração criada pelo Pr. Bob Moon (pastor batista de São Paulo): Um homem adquiriu uma fazenda e contratou um caseiro. Algum tempo depois, precisando fazer uma longa e demorada viagem, disse ao caseiro que tudo que precisasse, bastava pegar na cidade, em seu nome, que assim que voltasse de viagem acertaria com os credores. Partiu. Tempos depois retornou, indo direto para a fazenda. Qual não foi a sua surpresa quando, ao entrar na fazenda percebeu que tudo estava abandonado e em ruínas. Sua casa tinha sido invadida e destruída pelos animais. Desesperado, correu para a casa do caseiro. Ao aproximar-se dela começou a perceber a diferença: a casa tinha sido aumentada, estava linda, tinha antena parabólica e um carro novo na garagem. Ao entrar encontrou o caseiro, confortavelmente sentado diante de uma TV gigante. Perplexo, pediu-lhe explicações. O caseiro respondeu: O senhor disse que tudo que eu precisasse eu podia pegar na cidade, em seu nome. O fazendeiro, num misto de perplexidade e angústia, retrucou: quando eu disse isso, eu estava pensando na fazenda! Muitas vezes somos como o caseiro. Usamos as promessas de Deus pensando só em nossas necessidades imediatas e não na construção do Reino de Deus. É preciso ir a Jesus, porém com a atitude certa.
IV)        HÁ COISAS QUE SÃO INEVITÁVEIS.
Quarta dica: Maria tem uma história muito bonita e sofrida. José, a amava, a ponto de intentar fugir para que os anciãos pensassem que a culpa era dele e, assim, evitar que Maria fosse apedrejada por adultério. Para aceitá-la precisou da intervenção do anjo Gabriel; imagine como a trataram os vizinhos e parentes... não foi uma vida fácil.
Mas agora a coisa estava mudando, todos que participavam de seu mundo estavam na festa, e o vinho acabou: agora era a hora de Maria mostrar como seu filho era especial.
Jesus, com sua resposta, dá uma grande lição a todos que se comprometem com Deus pagam um preço, você pagou o seu e eu vou pagar o meu, não há como mudar isso, faz parte da escolha que fizemos. Envolver-se com Deus é entrar na batalha contra as trevas, isso, necessariamente, implica numa dose de sacrifício e sofrimento inevitáveis. No mínimo o sofrimento de ser diferente.
Nota: não se assuste com a forma da resposta de Jesus, na cultura em que eles viviam não era falta de educação para com a mãe.
V)           JESUS NUNCA DECEPCIONA (Jo. 2.5)
Quinta dica: Maria dá uma orientação aos garçons. Estranho, Jesus acabara de dizer que não tinha nada a ver com o negócio! Maria, entretanto, sabia que quem vai a Jesus nunca volta de mãos vazias; que onde a lei para, a graça e a misericórdia continuam. Que, se num primeiro momento, Jesus pode nos dar um puxão de orelha por não estarmos entendendo bem as coisas, num segundo, sua graça e misericórdia hão de nos socorrer.
Honrar Maria é submeter-se à sua orientação. E sua orientação é: façam tudo o que Jesus disser.
VI)        VALE A PENA OBEDECER (Jo. 2.6,7,8)
Sexta dica: Posso imaginar um garçom dizendo ao outro enquanto enchiam as talhas, cada uma com cerca de 77 a 115 litros: - Escuta, não foi o vinho que acabou? - Sim, responde o companheiro. - Então, retruca o primeiro, por que a gente está enchendo as talhas de água? Obedeça Jesus. Você pode não saber o que está fazendo, mas, ele sabe o milagre que está realizando.
VII)      JESUS VEIO PARA RESTAURAR (Jo. 2.9,10)
Sétima dica: Jesus fez um milagre discreto, até onde um milagre pode sê-lo. Se o fizesse de outro jeito, teria dado condições para que a festa fosse retomada, porém, às custas da exposição dos noivos e de seus familiares e Jesus não veio esmagar a cana quebrada, nem apagar o pavio que fumega (Mt. 12:20). O negócio de Jesus, não é expor o pecador, é perdoá-lo e restaurá-lo, para que sua vida volte a ser uma festa.
VIII)    ENQUANTO JESUS FOR O PRINCIPAL CONVIDADO DA VIDA DA GENTE, NADA ESTÁ PERDIDO.
Oitava dica: Sempre dá pra começar de novo. Jesus era o único convidado que não podia faltar naquela festa. "Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele". (Jo. 2.11)
Esta é a glória de Jesus, sua graça e misericórdia.
Deus o abençoe.

CURA INTEGRAL

CURA INTEGRAL
Texto: Marcos 10:46-52
Introdução: É maravilhoso como Deus cura a alma, o espírito e o corpo das pessoas que se abrem pra Ele.
I)                    DEUS QUER NOS CURAR DE FORMA INTEGRAL (Espírito, Alma e Corpo).
1.       Nossas enfermidades "espirituais e emocionais"podem nos colocar à beira do caminho como um esmoler.
2.       Quando a cura deste homem começou? Quando ele ouviu falar que "Jesus Passava". (Mc. 10:47)
3.       Jesus sempre está passando, porém, as pessoas  muitas vezes não percebem porque estão envolvidas demais, distraídas etc.
II)                  MUITAS OPORTUNIDADES SÃO ÚNICAS.
1.       Clamou, foi persistente...
2.       Não brincou com a oportunidade.
3.       Oportunidade é parte indispensável do sucesso.
III)                PARA ALCANÇAR OBJETIVOS ELEVADOS EM DEUS, É PRECISO VENCER OBSTÁCULOS (Mc. 10:48)
1.       Obstáculos internos:
Medo, complexo, pessimismo, conformismo, etc.
2.       Obstáculos externos:
Forças espirituais que lutam para nos impedir de alcançar, pessoas que não querem ver nosso triunfo.
3.       Os campeões sempre superam os obstáculos.
IV)               NÃO IMPORTA ONDE E COMO O HOMEM ESTEJA, DEUS SE IMPORTA (Mc. 10:49).
1.       Jesus parou...
2.       Jesus viu a imagem de Deus no homem.
3.       Jesus se importou com aquele homem.
V)                 QUERER É O PRIMEIRO PASSO PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA (Mc. 10:51).
1.       Muitos precisam, mas não querem.
2.       Deus não empurra a porta, Ele espera que você abra.
3.       Não basta precisar, é necessário "querer".
4.       Por que muitos precisam, mas não querem? Ser curado da cegueira implica em mudanças, e não são todos que desejam assumir responsabilidades.
VI)               JESUS O CUROU ESPIRITUALMENTE (Mc. 10:52).
1.       Este homem foi curado, restaurado integralmente. Seu espírito (Salvação), sua alma (ganho senso de valor próprio) e seu corpo (passou a enxergar).
2.       Deixou de ser o lixo da sociedade.
3.       Ganhou um ideal para o qual viver.
---------------------------www.familiaegraca.com.br ------------------------

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

DESAFIOS E OPORTUNIDADES
 
Texto: Gn 24
Introdução: Como crescer na vida secular sem comprometer sua vida com Deus, sua comunhão com o Corpo de Cristo que é a Igreja. A Bíblia nos dá alguns exemplos de homens que fizeram progresso profissionalmente e não se perderam na caminhada.
I)            PROFISSIONAIS BEM SUCEDIDOS NA BÍBLIA QUE HONRARAM A DEUS
1.    Neemias, homem de confiança do rei.
2.    Daniel galgou cargo de relevância na Babilônia.
3.    José chegou a ser governador do Egito.
II)         VENCENDO OS DESAFIOS (O que é necessário para vencer os desafios?)
Dois consultores foram enviados para Índia a fim de verificar o mercado de sapatos. A empresa estava com um projeto que objetivava vender sapatos neste país. Um disse: "Não vai dar certo, ninguém usa sapatos aqui". O outro, sem saber disso, enviou um fax dizendo: "Pode produzir três vezes mais sapatos, ninguém usa sapatos aqui". Vendo oportunidade no desafio.
1)   O Desafio de Eliezer: ENCONTRAR UMA ESPOSA PARA ISAQUE. (Gn. 24.4)
2)   Desafios hoje:
(1)  Encontrar seu primeiro emprego.
(2)  Manter-se no emprego.
(3)  Concluir a faculdade.
(4)  Concluir um curso técnico.
(5)  Passar no vestibular.
(6)  Crescer profissionalmente sem se corromper.
(7)  Encontrar a pessoa com a qual vai construir uma família.
3)   Para vencer desafios é necessário:
(1)  Aprender a assumir COMPROMISSO. Eliezer fez um juramento, assumindo compromisso com Abraão (Gn. 24. 2,3,9)
(2)  Ter a INICIATIVA PRÓPRIA. Fazer além do que se pede. As pessoas que só fazem o que é solicitado, não saem da mediocridade em todas as áreas da vida. Lembre-se que este servo de Abraão era alguém que pensava grande. Sem que Abraão pedisse, levou dez camelos com um pouco de tudo        que o seu senhor tinha (Gn. 24.10).
(3)  Ter INICIATIVA ESPIRITUAL. A grandeza do desafio mostra que não pode ser enfrentado sem oração. (Gn. 24.11,12). Por mais que você seja eficiente, há situações que só orando é que as portas se abrem.
(4)  Fazer ORAÇÃO COM PROPÓSITO. (Gn. 24.12,14). É importante notar que o servo ora pensando única e exclusivamente em seu senhor Abraão, ele se esquece de si. O Seu sucesso é a bênção do seu senhor.
(5)  Oração com propósito tem RESPOSTA. (Gn. 24.17, 18)
(6)  Tem que pensar GRANDE e ter mentalidade de EXCELÊNCIA. Rebeca serviu sem questionar, ela simplesmente se doou, serviu, seu o que era caro para si. TOMOU A INICIATIVA, assumiu um COMPROMISSO e foi até o fim no seu trabalho de dar água para os dez camelos. O prêmio final foi que ganhou os camelos, tudo o que neles estava e junto veio Isaque - o amado.

ADORAÇÃO

ADORAÇÃO
Texto: Jo. 4:23

Introdução: A maneira como uma igreja adora reflete a teologia da comunidade. Adorar, para essa finalidade fomos criados. Por isso Jesus morreu e ressuscitou.

I) Adorar (PROSKUNEO) significa render-se, o que dá a idéia de SUBMISSÃO. (Mt. 4:10).
Quem aprendeu ser adorador, sabe ser submisso ao Senhor e à liderança por Ele constituída.

II) Adorar (LATREIA) significa SERVIR. (Lc. 2:37; Rm. 12:1).
Quem sabe adorar sabe servir e quem sabe servir geralmente sabe adorar.

III) Adorar é (SEBEIN) significa REVERENCIAR. (Jo. 9:31).
É impossível adorar como Deus quer ser adorado sem reverência. Onde não há reverência não há adoração verdadeira.

IV) Adorar (LEITORGEO) significa realizar SERVIÇO SACERDOTAL. (At. 13:2; Lc. 1:23).
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real,..." (1 Pe. 2:9).

V)  Adorar é o TRANBORDAR DE UM CORAÇÃO GRATO, impulsionado pelo favor divino. (Jo. 4:11-14, 7:37, 39).
"... mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus" (Ef. 5:18-21).

VI) Adorar é POR EM ORDEM BÍBLICA AS NOSSAS PRIORIDADES, (Mt. 6:33; Sl. 31:1-3).
Quem aprender adorar sabe colocar sempre o Reino de Deus em primeiro lugar.

http://www.josuegoncalves.com.br

MORDOMIA CRISTÃ

MORDOMIA CRISTÃ
Texto: Mt. 25.14-33; Lc. 19:12-27

Introdução: O significado da palavra (mor+domus) é "Maior da casa". Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha" (Lc. 19.12,13).

I) MORDOMO
1. O servo a quem o Senhor entregava tudo o que possuía para ser por ele administrado. (Gn. 24:2; Gn. 39:4, 41:39-41).
2. Deus é o Senhor de tudo. (Sl. 24:1; Dt. 10:14). Tudo o que temos e tudo o que somos pertence a Deus. (1 Co. 6:19; Rm. 14:7,8).
3. Nós somos apenas administradores. A Parábola dos Tesouros e a parábola das minas nos ensinam que teremos de prestar contas de nossa vida (Mt. 25; Lc. 19). Nada trouxemos e nada levaremos conosco (1 Tm. 6:7).

II) A MORDOMIA DO DÍZIMO
1. As igrejas evangélicas, em geral, têm apresentado o dízimo como o método básico ideal de contribuição, que todos os crentes adotar para guiá-los na mordomia dos seus bens materiais.
2. O Dízimo no Velho Testamento.
(1) Um gesto espontâneo de gratidão a Deus. Antes da Lei: Primeira passagem (Gn. 14:18-20).
(2) Um voto - O dízimo aparece também como voto de Jacó (Gn. 28:22).
(3) Um princípio legal - Com Moisés se torna legal (Dt. 14:22).
3. O Dízimo no Novo Testamento.
(1) Mencionado em três ocasiões apenas no NT. Mt. 23.23; Lc. 18:12; Hb. 7:1-10. Demais referências do NT dizem respeito não ao dízimo, mas à contribuição de maneira geral.
4. Jesus fez duas observações relevantes que se aplicam ao Dízimo:
(1) Ele ampliou e aprofundou os princípios do Velho Testamento.
(2) Na dispensação da graça, o crente não poderá ficar aquém do judeu na dispensação da Lei. (Mt. 5:21, 22, 27, 28, 33-37, 38,-41, 43, 44). Devemos fazer mais do que os fariseus. O Dízimo deve ser a contribuição mínima, de onde deverão partir todos os crentes para contribuições mais generosas, à medida que cresçam seus rendimentos econômicos. Contribuição pode ser provada não pelo que se dá, mas pelo que é retido pelos ofertantes. (Mc. 12:43-44).
(3) Ele condenou o legalismo.
(4) Jesus censurou duramente os fariseus porque davam o dízimo mas desprezavam virtudes importantes (Mt. 23:23 e Lc. 11:42). Dar o dízimo sem compromisso com a justiça, a misericórdia e a fé faz dele prática legalista, sem o menor valor diante de Deus.
5. Recomendações de Paulo (1 Co. 16:2; 2 Co. 9:7).
(1) As contribuições devem ser metódicas:"No primeiro dia da semana";
(2) Devem ser pessoais: "cada um de vós";
(3) Devem ser voluntárias: "propôs no seu coração";
(4) Devem ser proporcionais: "conforme tiver prosperado";
(5) Devem ser apresentadas com alegria: "não com tristeza";
(6) Devem ser discretas: "não façam coletas quando eu chegar".
6. A Benção de contribuir.
Muita ênfase tem sido dada às bênçãos materiais decorrentes da prática do dízimo. Mas as bênçãos mais preciosas advindas do Dízimo são de natureza espiritual. O verdadeiro mordomo é o que entrega sua vida a Deus. Mais do que o seu dinheiro Deus quer o seu coração. "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos" (Pv. 23:26).
---------------------------www.familiaegraca.com.br ------------------------

CRISE, TERRENO FERTIL PARA O MILAGRE

CRISE, TERRENO FERTIL PARA O MILAGRE
Texto:2 Reis 4:1-7
l) PROBLEMAS PODEM SER O METODO QUE DEUS USA PARA NOS FAZAR CRESCER (1 Reis 4:1; Rm. 5:3-4).
1.É na crise que a gente cresce, amadurece e se torna mais úitl para o Reino de Deus.
2. Muitoa vezes Deus permite passemos por determinadas situações para nos ensinar lições que, de uma forma, não aprenderíamos.
3.É na hora difícil que se aprende a nadar para não morrer.
ll)M CASA O MILAGRE DEPENDE DO QUE EU TENHO
1.Para Deus fazer um milagre ele  não depende de muita coisa, pode ser uma botija com um pouco de azeite.
2. Opouco na mão do Senhor pode se tornar muito (Veja o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes Jo.6).
lll) O MILAGRE PODE NÃO ACONTECER QUANDO HÁ PROBLEMA DE RELACIONAMENTO COM A VIZINHANÇA. (v.3)
1. Pede vasilhas emprestadas para os teus vizinhos.
2. Relacionamentos quebrados impedem que Deus façUa milagres em nossas vidas.
3. Nós quebramos e reconstrímos nossos relacionamentos.
lV) O TAMANHO DO MILAGRE É PROPORCIONAL AO TAMANHO DA MINHA FÉ (v.3).
1. Fé é um processo de gravidez e parto.
2. Muitas vasilhas, muito azeite, poucas vasilhas, pouco azeite, depende de você.
3. Se Deus disse que vai abrir a torneira aproveite e prepare bastante vasilhas.
V) A FONTE DO MILAGREÉ INESGOTÁVEL (v.6).
1. O azeite parou...(não-acabou).
2.Enquanto houver vasilhas o milagre continua acontecendo.
Vl) NO MILAGRE HOUVE A PARTE HUMANA E A PARTE.
1. Deus age por nós quando fazemos a nossa parte.
2. Fé genuína tem que desembocar em obediência e trabalho.
3. O que você pode fazer, Deus não faz por você.
CONCLUSÃO:
1. Em tempo de crise, bata na porta certa e fale com a pessoa certa.
2. Ainda que seu problema tenha o tamanho do Mar Vermelho ou da muralha de Jericó, creia em milagre.
3. Nunca aceite perder aquilo que é herança do Senhor.
4. Por maior que seja a crise, não faça negócio com o diabo.
---------------------------www.familiaegraca.com.br ------------------------

ESTÁGIOS DA TENTAÇÃO


ESTÁGIOS DA TENTAÇÃO
Autor(a): Pr. Josué Gonçalves

Introdução: Indistintamente, todos nós somos tentados todos os dias. Ser tentado não é pecado, o pecado está no ceder à tentação (Hb. 4:15). Há um hino que diz: "Tentado não ceda, ceder é pecar...".
I)            A CURIOSIDADE E A DESCONFIANÇA DESPERTADA EM EVA (v. 1).
1.    Eva parou onde não devia ter parado.
2.    Fixou os olhos no objeto do pecado.
3.    Deu ouvido a quem não tinha nada de Deus para dizer.
II)         A INSINUAÇÃO DE TRÍPLICE DÚVIDA REFERENTE A DEUS:
1.    Sua bondade no tocante a restrição;
2.    Sua retidão relativa à afirmação de que morreriam (v. 4);
3.    Sua santidade quando Satanás assevera que, ao contrário de morrerem "como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal (v. 5).
III)       ESTA TRÍPLICE DÚVIDA CONDUZ:
1.    Incredulidade resulta na desobediência.
2.    Desobediência.
3.    Queda.

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA
DEUS ME DISSE: FILHO QUAL SERÁ SUA ESPOSA? EU DISSE ELA SENHOR!!! DEUS ME DISSE: FILHO AQUI ESTÁ UM PEDRA PRECIOSA CUIDE DELA COM A SUA VIDA!!!! EU DISSE OBRIGADO JESUS.

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA
VIAGEM PARA FOZ DO IGUAÇU UMA PARADINHA NO CASTELINHO

Iris Fernando Kelly e Julia Acsa

Iris Fernando Kelly e Julia Acsa
Familia Oliveira

Posse na Igreja Assembleia de Deus Vila Caroline

Posse na Igreja Assembleia de Deus Vila Caroline
Eu e minha esposa recebendo oração do pastor presidente tomando posse da nossa 1º congregação onde somos os dirigentes, obrigado Senhor Jesus pela sua bondade para com nossas vidas.

Pregando em nossa congregação Vila Caroline

Pregando em nossa congregação Vila Caroline
Igreja que o Senhor nos confiou nossa primeira igreja Deus tem nos abençoado e estamos aprendendo muito a cada dia. Deus é Fiel.