Ministro Iris Fernando


sexta-feira, 5 de março de 2010

Aprendendo a ser líder! requisitos para tal.

APRENDENDO A SER LÍDER

Definição de 'líder'. Indivíduo que comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias. Dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos. Aquele que faz seguidores/discípulos. Indivíduo que conduz um grupo de pessoas para atingir um determinado alvo.

OBJETIVOS.

a) Entender que em todas as áreas da sociedade, se faz necessário à presença de lideranças.

b) Lembrar que quem lidera deve fazer com cuidado, com zelo, bem feito.

c) Mostrar que mesmo tendo dom de liderança natural precisa se aperfeiçoar.

d) Ressaltar que liderar não é tão fácil como se pensa, há um desgaste, um preço a pagar.

e) Conscientizar que o líder deve ser destaque em todos os sentidos; no conhecimento, na postura, no respeito, na responsabilidade, na confiança do liderado, e na capacidade de unir as pessoas em prol de um resultado positivo.

INTRODUÇÃO. Queremos nos deter neste estudo em alguns procedimentos básicos, para que todas as pessoas que vierem a exercer liderança tenham um mínimo de conhecimento do que é ser um líder.

PONTOS A DESTACAR

a) Normalmente o líder exerce um cargo ou uma função, mas nem todos que assumem cargo ou função, são necessariamente líderes.

b) O líder conquista o seu espaço. O chefe é empossado independente da aceitação do grupo.

c) Às vezes há uma dificuldade de percepção, porque o tema está intimamente ligado um ao outro.

d) O líder é o que influencia as pessoas a saírem do comodismo e da inércia e fazerem algo, ou copiarem uma boa ação ou ainda uma vida de bons exemplos, a mudarem as suas concepções, sem medo, trauma ou coação.

e) O líder não pode deixar subir pra cabeça a sua liderança, ficar orgulhoso, sentir-se com "o rei na barriga", cometer abuso de autoridade, ficar vaidoso principalmente com as coisas de Deus, a sua queda será iminente (tenha humildade).

f) A diferença entre liderança natural e liderança espiritual é que a segunda está na direção de Deus e busca a Sua vontade e merece ser copiada da liderança de Jesus.

g) A sua liderança poderá ser conhecida pelo tipo de pessoas que estão trabalhando com você, cuidado com os seus assessores.

PONTOS PARA REFLEXÃO

1. O líder precisa ter visão periférica e sistêmica, o que passa ao lado, e do todo.

2. O líder ausente não terá bons resultados. Deve evitar administrar à distância, deve evitar mandar recados, não deve se esquivar de falar com os seus liderados.

3. O líder deve deixar claro às suas posições e orientações aos seus liderados, de uma forma clara e simples.

4. O líder não deve esperar que o liderado assimile com rapidez as novas regras. Seja tolerante, perdoe as falhas de execução.

5. Faça reunião de revisão e reforço do que não saiu a contento. Seja democrático, mas faça valer as normas e diretrizes.

6. O líder não deve tratar as pessoas asperamente e colocá-las para produzirem na base da pressão, da intimidação.

7. Se você colocou uma idéia em desenvolvimento e não deu certo tente fazer diferente, é importante não ficar no comodismo, na inércia, de braços cruzados.

8. O líder que não quer correr riscos não será bem-sucedido, mas cuidado tem riscos que não valem a pena correr.

9. Quem lidera precisa estar bem psicologicamente, emocionalmente e fisicamente. Repor as energias é necessário, porque o desgaste é enorme nessas áreas.

10. Se existe uma situação a ser tratada, não pense que o tempo dará um jeito, não fuja, não empurre com a barriga, não deixe virar uma bola de neve.

11. Quando descobrir um mau hábito em si mesmo, procure livrar-se rapidamente. Elimine as manias e cacoetes existentes.

12. O líder deve mostrar iniciativa, dar o ponta pé inicial, e não esperar pelos outros.

13. O líder está sendo "filmado" 24 horas por dia, cuidado! O seu exemplo é primordial (1Co 9.27).

14. O verdadeiro líder descobre outros líderes; lapidando-os e deixando-os prontos para assumirem até o seu posto.

15. Supõe-se que o líder sabe tudo ou quase tudo sobre o que administra.

16. Supõe-se que o líder conheça os seus liderados, no temperamento, na personalidade, na capacidade e nas suas necessidades.

17. O líder não deixa o seu liderado enganado, é leal e fala a verdade com respeito.

18. O líder nunca poderá se conformar com o nível que já alcançou, sempre haverá novos desafios e campo para desenvolvimento.

19. O líder nunca deverá estar satisfeito com a qualidade alcançada, sempre haverá espaço para melhorar/aperfeiçoar.

20. O líder deve cair na real quando estiver ficando com o mínimo de discípulos/seguidores, alguma coisa está acontecendo, descubra!

21. O líder que não reconhece as suas deficiências, não cresce e mostra arrogância.

22. O líder eficaz não tem medo de outros tomarem o seu lugar.

23. O líder deverá aprender a guardar segredo dos seus liderados ganhando confiança dos mesmos.

24. O líder deverá guardar segredo da sua instituição.

25. O líder deverá conviver em harmonia com os seus pares (outros líderes).

26. O líder que não estiver no mesmo espírito; falando a mesma linguagem, tendo os mesmos pensamentos e procedimentos sobre a administração, não deverá fazer parte da sua equipe de trabalho e da estrutura organizacional da instituição.

27. O líder jamais deverá entrar na liderança de outro colega (ingerência).

28. O líder não poderá ser inflexível a mudanças, desde que não comprometa o sistema.

29. O líder não pode descuidar da leitura, de novos conhecimentos específicos de sua liderança, de novos conhecimentos gerais, da tecnologia, da evolução, da informatização.

30. O líder para cobrar respeito, deve respeitar, quem não respeita, não merece respeito.

31. O líder deverá trabalhar com metas e objetivos bem definidos.

32. Espera-se que o líder não seja volúvel na sua administração, pois os liderados não acompanharão as suas constantes mudanças de pensamento.

33. Cuidado! Quando o líder começa a ficar antipático, as pessoas se afastam.

34. O líder para mostrar a sua autoridade não precisa menosprezar, ridicularizar, brigar ou discutir com o liderado na frente das pessoas.

35. Não espere que todos os seus liderados venham a chegar ao nível de conhecimento, compreensão e experiência que você alcançou ao longo de vários anos.

36. O líder não pode estar preocupado com o seu próprio bem-estar, "status", glória, ele deve estar disposto a pagar o preço do sacrifício pessoal, da rejeição, da crítica, por causa da convicção da sua chamada.

37. O grande segredo para o êxito do líder é gostar do que faz e se entregar de corpo e alma.

38. O verdadeiro líder tem que gostar de lidar com pessoas, estar junto a elas, se relacionar com elas, ouvi-las e defendê-las. Quem não gosta de pessoas é melhor desistir de sua liderança.

39. Não negocie seus princípios em troca da popularidade e do crescimento pessoal.

40. O líder que não tem "palavra" (fala e não faz, promete e não cumpre) perderá a confiança dos seus liderados e ficará desacreditado.

41. Só receber o título de líder, ou ter boa vontade não garante o êxito no desempenho da liderança, há necessidade de seguir os pré-requisitos e acima de tudo aceitação pelas pessoas que estarão recebendo as suas orientações.

42. O verdadeiro líder não faz um bando de dependentes, mas pessoas idôneas capazes de escolher o seu próprio futuro. Como o pai que ensina o filho até ele andar com as suas próprias pernas.

43. Quem quer ser líder de várias frentes ao mesmo tempo, não desempenhará satisfatoriamente em todas elas, mostrará o lado insaciável pelo poder, sofrerá desaprovação dos liderados e da opinião pública.

44. O líder que não ouve, examina e acata conselhos pertinentes dos seus assessores e dos seus pares poderá estar perdendo excelente oportunidade de rever os seus conceitos, tomar decisões acertadas e, ainda estará mostrando a falta de capacidade de trabalhar em equipe e o seu lado ditatorial de administrar.

CONCLUSÃO. Ficou claro que exercer liderança é: a) ser responsável por descobrir os talentos das pessoas, b) ter habilidade de extrair o melhor delas, c) treiná-las para aumentar o seu potencial, d) uni-las em prol de resultados satisfatórios, e) motivá-las para dar o melhor de si e se apaixonarem pelo que fazem.

Reflexão. Ser líder não é só saber desempenhar uma tarefa satisfatoriamente, mas relacionar-se bem com as pessoas, aplicar táticas condizentes e honestas, e ter uma visão progressiva do sistema.

Ministro Iris Fernando

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