Ministro Iris Fernando


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Monte Carmelo


Heb. Karmel, “jardim” ou “pomar”. 
Uma cordilheira montanhosa com 24 km de extensão, entre o Mar Mediterrâneo (Jr 46:18) e a Planície de Esdraelon (cf. 1Rs 18:42-46). Ao longo do seu limite norte corre o rio Quisom (1Rs 18:40). A cordilheira formava antigamente a fronteira sul de Aser (Js 19:26). O Carmelo situa-se entre as planícies de Esdraelon e Aco, a norte e a de Sharon, a sul. O ponto mais alto situa-se a 531 m acima do nível do mar mas o promontório ocidental eleva-se a somente 170 m. Em algumas cavernas situadas nas vertentes das formações calcárias encontraram-se esqueletos e outras relíquias dos primeiros colonos. O Carmelo é árido e seco no Verão mas cobre-se de bonitas flores e plantes no inverno e é muito elogiado pelos escritores bíblicos (Ct 7:5; Am 1:2). Podem ser encontrados nas suas encostas carvalhos anões, oliveiras bravias e zimbros e as muitas cisternas e prensas de óleo e vinho que lá se podem ver falam da sua antiga fertilidade. Um Carmelo árido e estéril era, portanto, um sinal de grande necessidade e destruição (Is 33:9; Am 1:2; Na 1:4). 
Os egípcios chamavam ao Carmelo “promontório sagrado” e os cananeus parecem ter tido ali um santuário ao ar livre, que Elias escolheu para demonstrar a impotência de Baal e o poder de Jeová (1Rs 18:17-46). Elias parece ter vivido no Monte Carmelo durante algum tempo (2Rs 4:23-25). No século IV AC, os gregos chamaram ao Carmelo “o monte sagrado de Zeus” e na base de uma estátua do século II ou II AC, recentemente descoberta, lê-se: “(Dedicada) ao Zeus Heliopolitano (do Monte) Carmelo, por G. Julius Eutychas, um colono de Cesareia”. Isto mostra quão tenazmente o culto de um deus pagão se colou à imagem da montanha. O nome actual do Carmelo é Jebel Karmel ou Jeber Mâr Elyâs.

(Fonte: Enciclopédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA
DEUS ME DISSE: FILHO QUAL SERÁ SUA ESPOSA? EU DISSE ELA SENHOR!!! DEUS ME DISSE: FILHO AQUI ESTÁ UM PEDRA PRECIOSA CUIDE DELA COM A SUA VIDA!!!! EU DISSE OBRIGADO JESUS.

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA

IRIS FERNANDO E KELLY DE OLIVEIRA
VIAGEM PARA FOZ DO IGUAÇU UMA PARADINHA NO CASTELINHO

Iris Fernando Kelly e Julia Acsa

Iris Fernando Kelly e Julia Acsa
Familia Oliveira

Posse na Igreja Assembleia de Deus Vila Caroline

Posse na Igreja Assembleia de Deus Vila Caroline
Eu e minha esposa recebendo oração do pastor presidente tomando posse da nossa 1º congregação onde somos os dirigentes, obrigado Senhor Jesus pela sua bondade para com nossas vidas.

Pregando em nossa congregação Vila Caroline

Pregando em nossa congregação Vila Caroline
Igreja que o Senhor nos confiou nossa primeira igreja Deus tem nos abençoado e estamos aprendendo muito a cada dia. Deus é Fiel.