Como compreender as palavras citadas neste Salmo?
"DO Senhor é
a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam Porque
ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.Quem subirá ao
monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo
de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem
jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do
Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles
que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.) Levantai, ó portas, as
vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da
Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor
poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças,
levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é
este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.
(Selá.)"
Salmo 24 A Entrada do Rei da Glória
Na
Bíblia geralmente as palavras possuem cumprimentos duplos ou triplos.
Com os Salmos claro não seria diferente.Todo versículo tem pelo menos
três aplicações e pode então ser interpretado de três maneiras, por
exemplo:
1º) Histórica - Literal.
2º) Doutrinária - Moral.
3º) Profética ou Espiritual.
Veja,
Oséias 11:1 diz: "Quando Israel era menino, Eu o amei; e do Egito
Chamei o meu Filho". Literalmente o texto refere-se à saída de Israel
do Egito; Aqui Doutrinariamente e figuradamente mostra quando um
pecador deixa o Egito(mundo) e torna-se filho de Deus; Profeticamente
se cumpriu em Jesus Cristo, como prova o evangelista Mateus (Mt
2:15).Neste caso a terceira interpretação ficou como Profética e não
espiritual.
Agora o episódio de Davi e Bete-seba por exemplo:Tem
aplicação Histórica, Doutrinária e Espiritual.Pois historicamente
aconteceu. Doutrinariamente serve regra para levarmos um vida moral
íntegra sem desvios e adultérios.Espiritualmente traz o principio da
obediência e submissão a Deus, que devemos estar é onde Deus nos
colocou e não onde está nossa vontade, Deus havia colocado Davi por
Grande Rei e estrategista de Guerra, mais ele ao invés disso estava no
"terraço", "tomando sol no ócio". Caro leitor, você tem permanecido
onde Deus te colocou?Tendo esclarecido isto voltemos para o Salmo 24:
Descrição do fato:
Naturalmente,
depois que a batalha se encerra, o exército e a arca faziam o trajeto
de volta ao santuário. Essa é provavelmente a situação que está por
traz da liturgia no salmo 24. Depois de uma declaração da soberania de
Deus. Sobre usa criação (v.1,2) os versos de 3 a 6 descrevem o tipo de
pessoa que podia entrar nos recintos sagrados. Pode ser que isso
implique que alguém ou determinado grupo procurasse ter acesso ao
santuário, e, pelos versículos de 7 a 10, acreditamos que a idéia se
refere ao exército, no momento em que retorna a Jerusalém para colocar
a arca de volta no lugar Santíssimo.
Portanto, a interpretação do
diálogo que acontece nos versículos de 7 a 10 é de que se trata de uma
conversa entre um porteiro levita e os sacerdotes que carregavam a arca
à frente do exército. Os primeiros a falar são os sacerdotes, que pedem
acesso pelos portões da cidade:
"abram-se, ó portais abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da Glória entre". (v 7 em algumas traduções).
A
maneira de se entender historicamente (literalmente), como Deus pode
ser visualizado em sua entrada pelo portão da cidade seria representado
pela arca. De qualquer forma esse pedido é seguido por uma resposta
indagadora do porteiro: "Quem é o Rei da Glória?" (v.8a).
É obvio
que os sacerdotes sabem muito bem quem é o Rei da Glória. Todavia a
pergunta admite uma resposta de LOUVOR DESCRITIVO a DEUS, o
Guerreiro.De novo o sacerdote na liderança do exército responde: "O
Senhor forte e valente, O Senhor valente nas guerras. Abram-se, ó
portais; abram-se, ó portais antigos, para que o Rei da glória entre".
(v 8b,9). Isso fornece a oportunidade para uma enfática reafirmação da
pergunta e da resposta: "Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos
exércitos, ele é o Rei da glória". (v 10).
Entendemos que será no
tribunal de Cristo que o Salmo 24.7-10, terá seu cumprimento profético,
quando a igreja dirá: Levantai, ó portas, as vossas cabeças;
levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Então
milhares de anjos perguntarão: Quem é este Rei da Glória? e a igreja
responde: O Senhor forte e poderoso na guerra. Mas não abrirá, e a
igreja dirá: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó
entradas eternas, e entrara o Rei da Gloria. E milhares de anjos
perguntarão: Quem é este Rei da glória? E a igreja responderá: E o
Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória. Então os umbrais se
abrirão e o Senhor entrará com a igreja e os anjos a glorificarem o seu
nome. E sem dúvida há ali a descrição doutrinária, de como moralmente
devem andar aqueles que quiserem habitar com Deus.
“Se Deus quer a evangelização do mundo, mas você se recusa a sustentar missões, então você se opõe à vontade de Deus. Você deve ir ou enviar um substituto”Pastor Oswaldo Smith Contribua Banco do Brasil Agencia 2262-4 Conta 20.646-6 IRIS FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
Ministro Iris Fernando
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário